quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Bestas e Bestiais

"Agora vou de férias. Treinei para os 3000 metros obstáculos. Não vou aos 5000. As Africanas são muito fortes. Não vale a pena lutar contra elas." (Jéssica Augusto, eliminada nos 3000 metros obstáculos)

"Entrar neste estádio cheio bloqueou-me um pouco. Acabei a prova fresco, o que é estranho. (...) Mas tem de se aprender com as contrariedades. Eu gosto de aprender. Foi bom ter apanhado aqui este banhozinho, esta tareiazinha, e agora ir para casa descansar." (Arnaldo Abrantes, 52º nos 200 metros)

"A única explicação é que, infelizmente, não sou muito dada a este tipo de competições. (...) Não consigo lidar muito bem com o facto de nestas provas fazermos só três lançamentos. Em Portugal, há sempre seis." (Vânia Silva, lançadora do martelo que ficou a 9,42 metros do seu máximo e na 46º posição)

"Lutei contra os árbitros." (Telma Monteiro, Judoca que perdeu dois combates e acabou no 9º lugar)

"Não me adaptei àquele lado do campo, onde havia um pouco de vento." (Marco Vasconcelos, jogador de badminton, ao ser eliminado na primeira partida, no Pavilhão da Universidade de Tecnologia de Pequim)

"De manhã, só é bom é na caminha. Pelo menos comigo." (Marco Fortes, lançador do peso, depois de ficar em 38º lugar (entre 45 participantes) e a 2,08 metros do seu próprio recorde)

"A égua entrou em histeria com medo do ecrã." (Miguel Ralão Duarte, Cavaleiro, 47º classificado no hipismo)

Depois destas declarações, nós portugueses só podemos ficar de boca aberta. Depois de 4 anos a treinarem todos os dias, talvez mais que uma vez por dia e a receberem bolsas (que somos nos portugueses que andamos a pagar) e quando nos vão representar Internacionalmente declaram-se desta forma. Sinceramente não sei o que foram ai fazer. Para verem os jogos podiam te-lo feito em casa com mais conforto, ou então foram passear com o dinheiro que nós damos. Eu tenho Vergonha destes atletas.

Mas como a seguir de uma tempestade vêm dias de sol... "Acho que muitos atletas não têm bem a noção da realidade e do que é isto [Jogos Olímpicos] significa. Se calhar, têm facilidades a mais. Nunca na vida vinha para aqui viajar e ver os jogos (...) A alta competição não é uma brincadeira, não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Isto é como um trabalho." (Veredicto de Vanessa Fernandes, vencedora de uma medalha de prata no triatlo)

Um muito obrigado aos seguintes atletas que se esforçaram e deram o seu melhor:
-Pedro Dias
-João Costa
-Gustavo Lima
-Francis Obikwelo (Obrigado por tudo, sentiremos a tua falta)
-Nelson Évora (O GRANDE)
-Vanessa Fernandes (A LUTADORA)
-Diana Gomes
-Ana Cabecinha
-Vera Santos

Estes sim, são atletas a sério. Merecem tudo o que lhes é dado, talvez mais...

Sem comentários: